sábado, 10 de março de 2012

Escola linha-dura é líder no Enem

Colégio estadual de Parelheiros, com disciplina rigorosa, obteve melhor resultado no exame entre as escolas públicas da cidade Parelheiros é um bairro da Zona Sul conhecido por sua grande extensão territorial (152,34 quilômetros quadrados), pela precariedade da infraestrutura urbana e pelos altos índices de violência: de janeiro a julho deste ano, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública, foram registrados 15 assassinatos na região.

Parelheiros também é o bairro que abriga a escola pública da capital que obteve o melhor desempenho no Enem 2010, desconsiderando as escolas técnicas. A Escola Estadual Professor Carlos Cattony, que tem 740 alunos, registrou 605,01 pontos no exame e ficou em primeiro lugar no ranking da rede pública.

O resultado foi conseguido com muito rigor e linha-dura por parte da direção. Ao contrário dos demais colégios da região, a Carlos Cattony não tem os muros pichados, não permite aglomeração de alunos do lado de fora de seus muros e nunca registrou problemas de tráfico de drogas.

O aproveitamento escolar da Carlos Cattony, segundo pais e alunos ouvidos pelo DIÁRIO, se deve ao esforço pessoal da diretora Claudilene Lemos e do corpo docente do colégio.

"Eles têm um empenho pessoal em cuidar de cada aluno, ligam para nossa casa quando acontece algum problema, nos tratam como se todo mundo fosse da mesma família", disse Adriana Silva, mãe de dois alunos da escola. Um de seu filhos, Rodrigo, de 14 anos, aponta também a disciplina como fator preponderante para o resultado positivo no aproveitamento.

Rodrigo se refere às 26 normas que todo aluno da Carlos Cattony tem que cumprir, rigorosamente. Uma delas proíbe o uso de bonés dentro da escola, outra o uso de celular. O uso do uniforme também é obrigatório e ninguém pode entrar nas salas de aula depois do professor. "Eles são muito rigorosos com isso", disse Rodrigo. "Quem não cumpre qualquer uma das normas leva primeiro uma advertência, depois suspensão."

Por determinação da Secretaria Estadual de Educação, que não concorda com critérios comparativos entre as escolas, os professores da Carlos Cattony não deram entrevista. Sem divulgar seu nome, um deles disse que o sucesso se deve ao fato de que a maioria dos alunos começam e terminam os estudos ali, sem mudar de escola.



A Regra da Escola Prof. Carlos Cattony
Boné
É expressamente proibido o uso de bonés dentro da escola
Celular
Não é permitido o uso de telefone celular na escola
Funcionários
É proibido desrespeitar os funcionários da escola
Comida
É proibido comer dentro das salas de aula
Pontualidade
Não é permitido entrar na sala depois do professor
Banheiro
Apenas um aluno por vez pode ir ao banheiro durante a aula
Pátio
Não é permitido permanecer no pátio durante as aulas
Diferenças
É necessário respeitar as diferenças para ser respeitado
Uniforme
Não é permitido entrar sem camisa da escola


Matéria publicada no jornal Diário de São Paulo, 13 de agosto de 2011.